REVISÕES A CADA 10 ANOS. O QUE VOCÊ ACHA?

A manutenção veicular tem como objetivo verificar o desempenho do veículo, precavendo ou resolvendo eventuais desgastes de seu sistema e de suas peças. A revisão assegura que o veículo esteja funcionando corretamente, de modo que seja possível trafegar em segurança e na sua falta o condutor estará mais propenso a se envolver em acidentes de trânsito. Como já mencionei em TERCEIRIZAÇÃO DA CULPA E O RELATIVISMO MORAL NO TRÂNSITO, o CTB é bastante claro ao atribuir ao condutor a responsabilidade pelas condições de conservação do veículo, prevendo, inclusive, multa para quem conduzir qualquer veículo que ponha em risco a segurança viária.

As revisões são indicadas pelas próprias montadoras no momento da compra de um carro 0 km, ficando registradas no próprio manual do veículo, a fim de assegurar a garantia de fábrica do mesmo. Geralmente, esse prazo gira em torno de um ano ou então 10 mil quilômetros rodados, podendo variar conforme os modelos de carro e as montadoras.

No entanto, especialistas em segurança viária apontam que falhas mecânicas nem mesmo de longe representam uma das principais causas de acidentes. Segundo o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), se unirmos a essa causa os problemas viários, juntos representariam aproximadamente 10% do total de fatores causadores de acidentes de trânsito, atribuindo-se os outros 90% a uma outra peça de manutenção bastante difícil (diga-se de passagem): nós, amáveis seres humanos.

Visando subtrair dessa equação o fator humano, cientistas do mundo inteiro trabalham há mais de uma década para viabilizarem a adoção da tecnologia de automação veicular. Medida essa que seria responsável por poupar, no mínimo, centenas de milhares de vidas anualmente em todo o mundo. Mas, enquanto essa tecnologia não chega, gostaria de falar sobre o trabalho de outros cientistas: os cientistas políticos. Não necessariamente aqueles graduados em Ciências Políticas, mas aqueles “estudiosos” eleitos por nós para nos representar no âmbito executivo e legislativo.

Recentemente, foi aprovado pela Câmara de Deputados o Projeto de Lei 3267/2019. Dentre as diversas alterações, o PL amplia para 10 anos o prazo para renovação do exame de condutores de até 50 anos de idade. Sem entrar no mérito da eficácia dos exames realizados, eu fico me perguntando: por que o fator mecânico, que é responsável por menos de 10% dos acidentes, nos gera tanta preocupação a ponto de realizarmos revisões anuais? E, em contrapartida, o fator humano, responsável por 90% dos acidentes, não nos parece preocupar que seja revisado a cada 5 ou mesmo 10 anos, conforme o PL? Você andaria tranquilamente a bordo de um veículo sabendo que ele foi revisado pela última vez há 10 anos atrás? Se não for imprudência, me parece, no mínimo, excesso de confiança nessa “peça” que gera tantos acidentes… Não estaria na hora de um Recall?


Tem interesse pelo assunto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então acesse o meu e-book.

INSCREVA-SE NO MEU BLOG

Receba novas postagens direto na sua caixa de entrada.

2 comentários em “REVISÕES A CADA 10 ANOS. O QUE VOCÊ ACHA?

  1. Muito bom seu trabalho sobre o Transito, e que recentemente, foi aprovado pela Câmara de Deputados o Projeto de Lei 3267/2019. Dentre as diversas alterações, o PL amplia para 10 anos o prazo para renovação do exame de condutores de até 50 anos de idade. O carro a gente leva para a revisao a cada 1 mil, 2000 mil, 5 e 10, ou seja, cuida do carro e nao cuidar do condutor. Precisamos falar a lingua do povo para eles entenderem, ate fazer uma campanha com o que vc apontou. A revisao tem que fazer todo dia, coloca gasolina, limpa, olha os pneus, e arevidao da saude do motorista; tem avaliado como vc sai de casa, qdo volta, onde vai c seu veiculo, se esta tendo atençao hoje, se alimentou, se dormiu 8 hs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.